Esse tipo de tratamento significa cuidado em casa. É quando o profissional da saúde indica ou libera o paciente para continuar o seu tratamento médico em sua residência. 

O objetivo é, principalmente, oferecer ao paciente mais conforto durante o tratamento. Permitindo, portanto, que toda a assistência à saúde seja realizada em sua própria casa. 

Logo, para que possa ser viabilizado um tratamento home care é fundamental que haja um suporte especializado.

Ou seja, o paciente deverá ainda receber visitas regularmente de profissionais como assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e fonoaudiólogo. Além de contar com uma estrutura ambulatorial à sua disposição.

Benefícios do tratamento home care 

Esta modalidade de tratamento tem ganhado cada vez mais espaço dentro da área da saúde em todo o mundo. Além de representar mais comodidade para os pacientes em seu tratamento, significa também uma série de benefícios para os profissionais e instituições médicas. 

Listamos alguns dos principais benefícios do serviço de home care: 

  • Garante mais conforto e humanização no cuidado do paciente.
  • Redução de custos assistenciais, no que diz respeito à utilização da infra-estrutura hospitalar. 
  • A família pode ficar mais envolvida no tratamento, o que pode beneficiar para uma recuperação mais ágil. 
  • Estreitamento da relação profissional-paciente, assim como  toda a família do paciente.

Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD – profissionais que compõem a equipe técnica da atenção domiciliar, com a função de prestar assistência clínico-terapêutica e psicossocial ao paciente, em seu domicílio. (RDC nº 11, ANVISA)